

UM POUCO DA HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO
O ano era 1929 quando os primeiros japoneses chegaram ao município paraense de Acará, após uma longa negociação entre a Companhia de Imigração e Comércio Oriental com o governo do Pará, atraídos pela necessidade de mão de obra para a agricultura em terras amazônicas. Com 189 pessoas a bordo, o navio Montevidéu Maru deixou, em 24 de julho de 1929, a cidade de Kobe, chegando ao porto do Rio de Janeiro em 7 de setembro. De lá, os passageiros embarcaram no Manila Maru até Belém, onde chegaram em 16 de setembro, seguindo para a colônia do Acará. Desde esse trajeto até os dias atuais já se passaram 80 anos de convivência entre brasileiros e japoneses, que tiveram como resultado a criação de laços definitivos do povo japonês com a Amazônia.
Desenvolvimento - Os japoneses que fincaram raízes no Pará foram fundamentais para o desenvolvimento econômico loca;
Comércio - A trajetória da família Yamada no Pará começou no início de 1928, quando Yoshio Yamada, pequeno comerciante de frutas e legumes de Numazu, cidade da província de Shizuoca, decidiu vir para o Brasil com a esposa Aki e o filho mais velho, Junichiro (atual presidente do grupo). Das plantações de arroz, milho e mandioca, em terras do município de Ourém, Yoshio veio para a capital, onde acabou fundando a empresa em 12 de maio de 1950.
Cultura - No âmbito cultural, eventos como a Semana do Japão, promovidos pela Associação Nipo-Brasileira, já integram a agenda de quem vive em Belém. E os quadrinhos e desenhos animados japoneses, conhecidos como mangás e animes, caíram no gosto dos jovens paraenses. Sem falar na adesão de esportes como o beisebol e o golfe em muitos municípios, e na prática de artes marciais, como caratê, jiu-jitsu e o próprio sumô.
Ligiane Leal Criadora deste blog ( ligleal@hotmail.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário